7 de dezembro de 2009

Escolinhas

Estamos visitando escolinhas para colocar o Pietro a partir de janeiro, quando termina a minha licença maternidade e eu retorno à rotina de trabalho de oito horas (ou mais) diárias. Por isso, eu e o Má decidimos que o Pietro vai para uma escolinha ao invés de deixar com uma babá em casa.

O que nos levou a chegar a essa conclusão? Vários motivos, mas o principal deles é a questão da confiança em colocar uma pessoa dentro de casa para ficar sozinha com meu filho. Sinceramente? Não é algo que me deixa tranquila. Por isso, a melhor solução foi procurar por uma escolinha que pudesse receber nosso pequeno e cuidar dele, o mais próximo daquilo que nós cuidamos.

Desde que retornei da temporada em Americana estamos visitando escolas. Já fomos em umas cinco escolas e decidimos por uma que nos foi muito bem recomendada. A Viver e Conviver e a escolhida, e é lá que também estuda o afilhado do Má, o Guilherme, um alemão de três anos e meio, que adora o Pietro e que está nessa escola desde os três meses.

Nessas visitas que fizemos, encontramos de tudo um pouco. Porém, a palavra mais ouvida em todas as escolas é: estimulação. Os pais que forem procurar escola para colocar seu filho deve prestar atenção nessa questão: a escola que optei, vai estimular meu filho? Alguns psicólogos alegam que não tem necessidade de ter estimulação antes dos 10 meses, porém, ouvir música, conviver com outras crianças, ir para o pátio para receber um solzinho, ouvir histórias infantis, brincar com brinquedos, tudo isso é estimulação e qualquer criança deve receber, seja em casa ou na escola.

Tudo isso aprendi nessas visitas, que também me ensinaram a fazer algumas atividades em casa mesmo, nesse último mês de licença maternidade, que ficarei integralmente com o Pietro.

Há também outros itens que os pais devem observar quando for escolher a escola. Se as professoras usam toucas e propés no berçário, como é feita a comida servida para as crianças, se os brinquedos são lavados e esterelizados diariamente, como são os berços, se o local onde é feita a troca de fraldas é limpo e esterelizado e, principalmente, como é o aspecto das outras crianças, não apenas do berçário. Se estão felizes, sorrindo, brincando, pois tudo isso é importante para saber se a escola dá a atenção necessária de acordo com cada aluno.

0 comentários: